Brasil Dairy Trends 2020

211 Brasil DairyTrends 2020 Capítulo 8 PREMIUMIZAÇÃO E SENSORIALIDADE Tatiana Colombo Pimentel Maricê Nogueira de Oliveira Adriano Gomes da Cruz O mundo é globalizado e, dessa forma, produtos alimen- tícios, ingredientes e commodities praticamente não encon- tram barreiras para sua expansão. As pessoas são expostas a alimentos e sabores de todo o mundo, tendo suas preferên- cias e tendências de consumo importadas de outros países e rapidamente alteradas. Vários estudos têm identificado a valorização crescente da qualidade e dos aspectos sensoriais dos produtos alimentícios. O estudo Brasil Food Trends 2020 apontou como impor- tante macrotendência a Sensorialidade e Prazer, caracteriza- da pelo aumento no consumo de alimentos premium , gourmet e étnicos, entre outros. Pesquisas da empresa Datamonitor (FELGATE; SAVARA, 2014) identificaram como tendências do consumo de produtos lácteos, entre outras, o individualis- mo e expressão, a sensorialidade e indulgência e o conforto e simplicidade. Em 2014, o Instituto de Marketing de Alimen- tos identificou a “descoberta” como um parâmetro essencial dos alimentos, incentivando a produção daqueles que propor- cionam experiências sensoriais mais sofisticadas e inovadoras aos consumidores, os denominados produtos gourmet (FOOD MARKETING INSTITUTE, 2014). O Hartman Group (2015) relata que os consumidores tiveram desinteresse por alimen- tos produzidos em larga escala e por grandes companhias, optando por empresas menores que comercializam produtos únicos, artesanais e frescos, os denominados produtos pre- mium . Eles esperam encontrar produtos de maior qualidade e querem saber de onde vêm e quem os fez. Os produtos premium foram criados com a finalidade de atender uma parte dos consumidores que procuram por pro- dutos de alta qualidade e que estão dispostos a pagar um preço maior por eles. Dessa forma, os produtos premium se diferenciam dos produtos comuns, pois são versões incre- mentadas ou sofisticadas dos mesmos, podendo utilizar in- gredientes inovadores em sua produção. Fazem parte, ainda, dessa categoria os produtos de produção limitada, de design exclusivo e arrojado, com características únicas, que utilizem técnicas especializadas/sofisticadas ou técnicas artesanais de produção, que contenham informações sobre a origem, credenciais e cuidados do fabricante, e que apresentem benefícios de saudabilidade (“fortificado com”, “livre de”, “adequado para”, entre outros) ou atributos associados à se- gurança e sustentabilidade (“orgânico”, “ fair trade ”, “menor pegada de carbono”, entre outros). Dentro dos produtos premium há duas categorias princi- pais: uma para mercados de maior volume, por meio da me- lhoria de produtos que compõem a cesta básica dos consumi-

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