Brasil Dairy Trends 2020

212 premiumização e sensorialidade Brasil DairyTrends 2020 dores, e outra pela exploração do mercado de luxo. A parcela mais rica da população, tradicionalmente mais refinada em seus hábitos alimentares, tem demandado produtos de qua- lidade superior, que podem ser classificados numa categoria denominada super - premium . Esse segmento de consumido- res não representa um mercado de grandes proporções, mas costuma ser atrativo por estar disposto a pagar mais por pro- dutos diferenciados (GARCIA; BERTO, 2014). Os produtos gourmet surgiram com a demanda por novas experiências e sensações, pois, no momento em que os custos baixam e os consumidores compram quantidades satisfató- rias dos mesmos, eles ultrapassam a necessidade de apenas consumir e passam a consumir de modo hedônico, buscando assim produtos que não apenas desempenham a função para a qual foram criados, extrapolando-a. Dessa forma, surgiram para atender à demanda de consumidores que desejam ex- perimentar novos produtos, orgânicos, naturais, artesanais e frescos. O queijo é o principal produto gourmet e o setor que mais cresce dentro dessa categoria (PURCELL, 2015). Os produtos artesanais tiveram aumento de comercia- lização e de aceitação, devido à intenção do consumidor em retornar “às origens”, e a isto se incorpora a busca por alimentos fabricados artesanalmente de características úni- cas, com menos aditivos químicos e que sejam produzidos em pequena escala. Por vezes o consumidor associa sua ali- mentação à busca pela saúde, e assim procura alimentos lácteos que mantenham as características sensoriais mais parecidas às do leite recém-ordenhado. Por isso, dentre os produtos artesanais, os queijos obtidos a partir de leite cru são a maior referência. A tendência personalização da dieta inclui as inovações direcionadas para segmentos específicos de consumidores, atendendo às necessidades dos públicos infantil e juvenil (desenvolvimento e crescimento), de produtos para a saúde da mulher, incluindo a fase de gestação, para a saúde do ho- mem e dos públicos sênior e idosos (envelhecimento saudá- vel). Verifica-se também o aumento pela procura de produtos lácteos não bovinos. Os produtos lácteos caprinos, ovinos ou bubalinos abrangem consumidores com alergias e intolerân- cias ao leite de vaca, com problemas gastrointestinais ou que desejam satisfazer suas necessidades gastronômicas (produ- tos gourmet ), por meio de produtos com sabores e texturas diferenciadas. A Tabela 8.1 apresenta os desdobramentos da macroten- dência Premiumização e Sensorialidade com suas potenciais plataformas de inovação. Figura 8.1 Macrotendência Premiumização e Sensorialidade: tendências e plataforma de inovação. Macrotendência Tendências Plataformas de inovação Premiumização Consumo de produtos diferenciados, sofisticados e de maior valor agregado. Produtos premium . Produtos gourmet . Produtos frescos. Produtos lácteos não bovinos. Valorização dos produtos artesanais e regionais. Produtos artesanais. Busca de produtos personalizados. Produtos de maior valor agregado para públicos específicos. Sensorialidade Consumo de produtos que proporcionem experiências sensoriais sofisticadas e inovadoras, escape do cotidiano, exotismo. Produtos com novos sabores e texturas. Produtos que proporcionem novas experiências. Fonte: Brasil Dairy Trends 2020.

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