Brasil Dairy Trends 2020

241 Brasil DairyTrends 2020 Capítulo 9 SUSTENTABILIDADE E NATURALIDADE Elza Teresinha Grael Marasca Airton Vialta Raul Amaral Rego Valorizar métodos alternativos de produção de alimentos, exigir das empresas ética, responsabilidade social e trans- parência quanto ao modo de produção, preocupar-se com o meio ambiente e buscar o consumo consciente são atitudes que compõem a sustentabilidade. Essa tendência, juntamen- te com a naturalidade, que valoriza a autenticidade, o frescor, a pureza, e restringe ingredientes artificiais e substâncias in- desejadas nos alimentos e bebidas, compõe a macrotendên- cia Sustentabilidade e Naturalidade (Figura 9.1) Figura 9.1 Macrotendência Sustentabilidade e Naturalidade: tendências e plataformas de inovação. Macrotendência Tendências destacadas Plataformas de inovação SUSTENTABILIDADE E NATURALIDADE Sustentabilidade Valorização de modos agroecológicos de produção dos alimentos; desejo de transparência das empresas quanto ao modo de produção, ética e responsabilidade social; preocupação com o meio ambiente; valorização do consumo consciente. Produtos orgânicos; Produtos fair trade; Produtos com certificações relacionadas à sustentabilidade; Produtos regionais e locais; Produtos free range ; Produtos à base de leite de animais alimentados a pasto. Naturalidade Valorização da autenticidade, frescor e pureza de alimentos e bebidas, restrição a ingredientes considerados artificiais; restrição à presença de substâncias indesejadas nos alimentos. Produtos naturais, sem ingredientes considerados artificiais; Produtos clean label , elaborados com poucos ingredientes; Produtos elaborados com ingredientes puros, autênticos; Produtos orgânicos; Produtos livres de OGM. Elaboração: Os autores.

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