Brasil Dairy Trends 2020

49 fatores de influência do mercado de produtos lácteos Brasil DairyTrends 2020 2.1 Crescimento e distribuição da renda familiar manda de produtos de maior valor agregado, que poderá ocorrer na hipótese de retomada do crescimento e com um política mais inclusiva de desenvolvimento. De acordo com Cirera e Masset (2010), há uma relação direta entre a dimi- nuição da desigualdade de renda e o aumento do consumo de produtos alimentícios de maior valor agregado. A Figura 2.3 apresenta a distribuição da população brasi- leira por estratos de renda, conforme a PNAD-IBGE dos anos de 2001 a 2011. Foi um período em que houve ascensão de milhões de habitantes para estratos de renda superiores, ge- rando transformações no mercado de consumo, entre as quais Os dados da POF 2008/2009 (IBGE, 2010) evidenciam o potencial de crescimento da demanda de laticínios conforme aumenta a renda per capita da população (Figura 2.2). É pos- sível identificar grandes diferenças na quantidade adquirida de diferentes produtos lácteos, entre as famílias com renda de 2 salários mínimos (SM) e aquelas com renda de 15 SM ou mais. Na aquisição de queijos, por exemplo, as famílias de maior renda compram acima de 25 vezes mais o parmesão. A desigualdade ocorre até mesmo com o leite pasteurizado, com diferença de 3,5 vezes. Esse comportamento das famílias revela o boom de de- Figura 2.2 Variação da aquisição alimentar domiciliar per capita anual (kg) de laticínios, manteiga, creme de leite, iogurte, leite fermentado, queijos e requeijão, por classes de rendimento, Brasil, período 2008/2009. Salário Mínimo: R$ 415,00 em março/2008. Fonte: IBGE (AQUISIÇÃO..., 2010). Elaboração: O autor.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==